14 março 2010

Climatologia

Os dados científicos apresentados pelo Instituto de Meteorologia, dizem-nos que este inverno tem sido um dos onze mais chuvosos desde que existem registos sobre a precipitação. Em alguns casos, como o da capital, fora mesmo o mais chuvoso, afirmam, desde 1870.
-
Escrevo esta linhas com um propósito diferente daquele que seria de esperar, na medida em que não vou escrever sobre climatologia, no entanto, socorro-me dos dados científicos para desmascarar os profetas da desgraça. Aqueles cientistas, ou pseudo cientistas, que a troco de um bom salário, começam a dizer asneiras sem bases credíveis ou mesmo científicas que as sustentem. Até há bem pouco tempo, era-nos dito que o clima estava a mudar (esta sempre), e que a seca nos países mediterrâneos iria ser catastrófica. Pois bem, a terra desde que existe para o universo já teve muitas variações climatéricas, já conviveu com muitos períodos glaciares, e ainda teve de suportar o embate de rochas provenientes do espaço.
-
Mas vamos ao propósito, existe nesta sociedade, não uma vontade sã de formar e informar, mas um sentido oculto de desinformação, isto é, é mais fácil controlar pelo medo, seja ele qual for, os cidadãos, do que governá-los pela adição da verdade, como substantivo inerente de uma relação de fidelidade profícua entre quem governa e aquele que é governado...

Sem comentários: